EmpreendimentosEspaços urbanos

Trânsito mais seguro no Parque Una

Segunda-feira (04) passa a vigorar no Parque Una um novo sistema de integração entre as câmeras do bairro planejado e a central de monitoramento da prefeitura de Pelotas. Com o objetivo de trazer mais segurança aos futuros moradores e aos visitantes, o projeto ainda contará com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT).

Atualmente o Una conta com dezessete câmeras de vídeo espalhadas em pontos estratégicos do Parque. As imagens são gravadas e armazenadas em um servidor presente na célula de monitoramento do bairro. A partir de agora esse sistema ganhará mais eficácia, pois, além da ação pontual relacionada à segurança, o poder público estará presente e pronto para intervir sempre que houver infrações de trânsito.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flavio Al Alam, o novo sistema permite que o agente de trânsito autue infrações através a fiscalização por câmeras com capacidade de zoom que alcançam até 20 vezes mais que um equipamento comum. Segundo ele, em todos os lugares em que a secretaria já atua com monitoramento por câmeras, o número de violações no trânsito diminuiu drasticamente.

Fabiano de Marco, sócio da Idealiza Urbanismo, empresa que desenvolveu o Parque Una, ressalta que a busca por uma boa interação entre público, privado e comunidade, foi o que motivou a criação do bairro planejado e da iniciativa em si. De Marco acredita que essa medida aumentará a “taxa de respeito” da população frente às normas de trânsito. “Queremos irradiar boas práticas para a cidade toda”, afirma o empresário.

Contudo, vale destacar que a instalação dessas câmeras de trânsito não servem apenas para aplicar multas. Aqui no Parque, elas funcionam como um instrumento importante no auxílio à segurança pública. Afinal, podem flagrar ações de roubo ou vandalismo. Por isso, além dos pontos de identificação por imagem, também é possível encontrar postes com call box, um dispositivo de emergência que qualquer pessoa que se sinta eventualmente em perigo, ao pressionar um botão, consiga comunicação com o vigia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *